quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Vida do Coronel Calixto Barbosa


O Coronel Calixto Barbosa nasceu em Campos, no Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 1953. Aos oito anos de idade foi morar em Nova Iguaçu, onde permaneceu até 1983, quando, por conta do trabalho, se transferiu para Petrópolis onde vive até hoje. Casado com Adriana Stumpf de Lima Calixto Barbosa, tem 3 filhos e é evangélico, congregando na 2ª Igreja Batista de Petrópolis.  
Vindo de uma família humilde, teve uma infância difícil e, já aos 10 anos de idade, teve que arregaçar as mangas e começar a trabalhar para ajudar os pais a sustentar os irmãos. Começou limpando os terrenos dos vizinhos e passou a vender laranja e tangerina nas portas das escolas. Trabalhou em bares, feira livre e numa empresa metalúrgica.
Mesmo diante de toda essa dificuldade, não desistiu dos estudos, e foi com o ensino de escolas públicas que chegou a passar em vários concursos, inclusive, no vestibular para engenharia química, que era a sua meta. Mas foi por um sonho de seu pai que se tornou Oficial da Polícia Militar. Através desse trabalho teve a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitos necessitados.
Calixto Barbosa entrou para Polícia Militar em 1975, sagrou-se Aspirante a Oficial em 1977, e iniciou sua vida de Oficial pelo Batalhão em Duque de Caxias. Em agosto de 1978 foi trabalhar em Petrópolis e pelo carinho do povo daquela terra, lá estabeleceu sua residência. Como Tenente e Capitão, atuou como Comandante das Companhias de Duque de Caxias e Petrópolis até a inauguração do 26º BPM (Petrópolis) em 1990.
Exerceu quase todas funções daquele Batalhão até que no período de 2003 à 2009 o comandou. Foi com esse Comando que adquiriu mais respeito do povo petropolitano e da Polícia Militar. Esse respeito profissional veio através do Café da Manhã Comunitário que, por muitas vezes teve público de mais de 500 pessoas. Seu reconhecimento veio também do Policiamento Comunitário em áreas carentes, o qual passou a ser referência no Estado do Rio de Janeiro e na maioria das cidades do país, onde hoje são ministrados cursos com esse modelo. Também vale destacar o fortalecimento do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e do Serviço Reservado de Investigação Criminal.
Com esses trabalhos realizados, num país com mais de 5.500 municípios, no período de seu comando Petrópolis foi considerada a 5ª cidade mais segura do Brasil e ainda se destacou como a primeira colocada no ranking de controle da criminalidade.
Através do Café da Manhã e do Policiamento Comunitário, várias atividades foram realizadas em Petrópolis, como Ações Sociais em diversos bairros, como por exemplo, o Identidade para todos através do DETRAN, corte de cabelo, flúor em dentes de crianças, palestras sobre prevenção do câncer e outras doenças, palestras explicando como evitar as drogas, etc.
Ainda através dessas ações foram realizadas colônias de férias para crianças carentes, passeios com crianças e idosos, aulas de dança e capoeira, e a atenção às escolas e às igrejas evangélicas e católicas.
Por fim, ao sair do Batalhão de Petrópolis, o Coronel Calixto Barbosa, foi designado para Comandar o Comando de Policiamento em Áreas Especiais - CPAE, sendo responsável pelas áreas do Pavão Pavãozinho, Cantagalo, Providência, Tijuca, Rio das Pedras, Cavalão, Estado, e outras.
Antes de deixar o CPAE fez o projeto de ocupação total do morro da Providência, o qual acabou sendo aproveitado pelo Governo do Estado como UPP. Para esclarecimento: o Policiamento Comunitário do Morro Dona Marta foi espelhado no Policiamento Comunitário implantado em Petrópolis, durante o Comando do Coronel Calixto Barbosa .

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um orgulho imenso em falar do Coronel Calixto Barbosa!Homem integro, respeitador, inteligente, humano,familia e acima de Tudo um Homem de um Carater incontestavel.Conheco o Corone Calixto Barbosa desde que eu era crianca, atraves das maos dele recebi meu primeiro Presente de Natal(ele combinava com um vizinho para se vestir de Papai Noel)dai ganhei minha primeira boneca.Me emociono em lembrar...Vamos dar a Oportunidade para que ele exerca com Excelencia Esse Mandato que Todos nos seremos Beneficiados !!! Ass:Carine Ribeiro.

    ResponderExcluir